Toyota

BZ7 simplesmente espetacular e mais um pouco

A Toyota apresentou oficialmente as primeiras imagens do bZ7, novo sedã totalmente elétrico desenvolvido em parceria com a montadora chinesa GAC. O modelo será lançado ainda em 2025 e passa a ocupar o posto de maior integrante da linha bZ ("beyond Zero"), que já conta com o SUV bZ4X e o sedã menor bZ3X.

Com 5,13 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 3,02 m de entre-eixos, o bZ7 é classificado como um sedã médio-grande e mira diretamente concorrentes como o BYD Han e o Nio ET7. O peso em ordem de marcha é de 2.275 kg, reforçando o porte robusto.

O design aposta em linhas aerodinâmicas e estilo fastback, com perfil alongado e traseira marcada por um pequeno aerofólio integrado. Os faróis em formato de "C" lembram os demais modelos da família bZ, enquanto as portas sem moldura e as maçanetas embutidas reforçam a proposta moderna. O carro exibe ainda rodas de 21 polegadas com pneus 255/40R21 e um sensor de lidar no teto, que permitirá recursos avançados de condução assistida.



Na parte técnica, o bZ7 conta com motor elétrico fornecido pela Huawei, capaz de entregar até 207 kW (278 cv) de potência, com velocidade máxima de 180 km/h. A bateria utiliza células de lítio-ferro-fosfato (LFP) produzidas pela CALB-Tech, embora a capacidade total e a autonomia ainda não tenham sido reveladas. Esses dados deverão ser confirmados na estreia oficial, prevista para o fim do ano.

O interior segue a linguagem minimalista da linha bZ, com volante de três raios, painel trapezoidal, ampla tela de central multimídia, iluminação ambiente e carregador sem fio para smartphones. A Toyota promete ainda sistemas avançados de conectividade, incluindo integração ao ecossistema digital Xiaomi e cockpit operado pelo software HarmonyOS, embora esses recursos devam ter maior relevância no mercado asiático.

Toyota bZ7 - sedã elétrico

Com o bZ7, a Toyota amplia sua estratégia de eletrificação em parceria com a GAC, reforçando sua presença em segmentos acima de 5 metros — até então dominados por marcas locais como BYD e Nio. Ainda não há previsão de exportação para mercados fora da Ásia, mas o sedã mostra como a montadora japonesa pretende evoluir sua linha de elétricos, que segue relativamente tímida no Ocidente.