Landrover
No frio de ranger os dentes, -10º

25 de abril de 2025 - Comprometida em preservar seu DNA incomparável, a Range Rover redefine o que um SUV elétrico de luxo pode ser, buscando criar uma experiência de direção incomparável, fiel ao seu nome. Para levar adiante essa missão, os protótipos elétricos do Range Rover concluíram uma segunda temporada bem-sucedida de testes e desenvolvimento nas condições abaixo de zero do Círculo Polar Ártico.
Suportando até 72.000 quilômetros de testes acumulados em lagos congelados e pistas terrestres, a última temporada de inverno no norte da Europa permitiu que os engenheiros submetessem o avançado sistema de gerenciamento térmico do Range Rover Electric a um rigoroso cronograma de testes. As pistas em lagos congelados também proporcionaram condições inestimáveis de teste para a dinâmica, incluindo a capacidade de condução com pedal único e a suspensão pneumática comutável de câmara dupla.
Nova teconologia térmica - Uma parte fundamental da mais recente fase de desenvolvimento em Arjeplog, Suécia, foi a validação da nova tecnologia ThermAssistTM do Range Rover Electric pelos engenheiros. O avançado sistema de gerenciamento térmico de bordo reduz o consumo de energia para aquecimento em até 40% e visa recuperar o calor para aquecer o sistema de propulsão ou a cabine em temperaturas ambientes de até -10°C.
A tecnologia avançada de gerenciamento de calor garante que o Range Rover Electric ofereça autonomia otimizada, mesmo nas temperaturas mais baixas. Ela também minimiza o impacto de temperaturas extremas no desempenho do carregamento, garantindo aos clientes que, ao conectar o veículo à tomada, a capacidade de carregamento será preservada. Os ocupantes também se beneficiam de uma cabine constantemente aquecida, apesar do frio externo.
Mas a Rang Rover eletric aguenta! E arrebenta

"Procedimentos rigorosos de teste em condições extremas e imprevisíveis, como as vivenciadas em Arjeplog, são cruciais para a confiabilidade e a resiliência do Range Rover Electric em condições reais. Nossa segunda temporada de inverno no Círculo Polar Ártico proporcionou a oportunidade perfeita para testarmos nossa nova tecnologia ThermAssist, que superou nossas expectativas. Isso ajudará a garantir que a autonomia do Range Rover Electric permaneça otimizada de forma inteligente, ao mesmo tempo em que garante a manutenção das velocidades de carregamento quando uma recarga for necessária."
Thomas Müller
Diretor Executivo, Engenharia de Produtos, JLR
A bateria de alta tensão de 800 V é a primeira a ser projetada e construída internamente na JLR – otimizada para densidade energética, autonomia e tempos de carregamento. Projetado para proporcionar o tipo de desempenho sem esforço e o refinamento habitual esperados de um Range Rover, o SUV elétrico de luxo definitivo se beneficia da arquitetura cell-to-pack, proporcionando o melhor desempenho possível. A bateria de 117 kWh do Range Rover Electric é totalmente encapsulada e inteligentemente acondicionada, consistindo em 344 células prismáticas em um layout de pilha dupla.

Capacidade todo-terreno e refinamento são elementos essenciais da experiência do Range Rover e isso continuará com a propulsão elétrica, com a implementação de tecnologias avançadas, incluindo direção por pedal único e suspensão a ar comutável de câmara dupla.
Sem esforço, com uma sensação de potência reserva, o Range Rover Electric leva a condução com um único pedal a um novo patamar. Além de reduzir a velocidade do veículo e fornecer carga à bateria por meio da frenagem regenerativa, ele também é ajustado para funcionar com o Terrain Response. A condução com um único pedal para completamente o veículo e ativa o Hill Hold, permitindo que o motorista volte a arrancar sem precisar acionar os freios em nenhum momento.
O que distingue as capacidades de pedal único do Range Rover Electric é a capacidade de fazer isso em terrenos extremos, já que os engenheiros do Range Rover testaram sua capacidade em inclinações divididas de 28 e 17 graus nas instalações de testes do Ártico.
Para garantir que o Range Rover Electric mantenha a compostura autêntica do Range Rover em todas as condições, a suspensão a ar de câmara dupla comutável foi amplamente desenvolvida para gerenciar os movimentos da carroceria provocados pela distribuição de peso diferenciada do modelo elétrico.
"Em sua característica de condução, o Range Rover deve combinar perfeitamente capacidade e refinamento. Oferecer ambos em um veículo elétrico sem prejudicar o veículo em outros aspectos é incrivelmente desafiador. Ao aumentar sua rigidez tracional e melhorar suas respostas, conseguimos manter uma experiência de condução típica do Range Rover que nos parece familiar. Cumprimos essa promessa combinando todos os elementos essenciais do Range Rover com tecnologias novas e avançadas."
Matt Becker
Diretor de Engenharia de Veículos, JLR
Ao percorrer as pistas de gelo do Círculo Polar Ártico, demonstrou-se como a tecnologia de tração integral do Range Rover Electric é capaz de lidar com todas as superfícies. Graças à sua entrega precisa de torque, mais precisa do que as aplicações ICE, a tecnologia Intelligent Driveline Dynamics (IDD) consegue distribuir o torque traseiro de 100% a 0% para evitar a perda de tração. Trabalhando com o Integrated Traction Management, a estabilidade da tração é mantida – controlando a velocidade do motor em 50 milissegundos e controlando a derrapagem até 100 vezes mais rápido do que um veículo ICE equivalente.
Após sua segunda temporada em Arjeplog, os protótipos do Range Rover Electric continuarão seu exigente programa de testes e desenvolvimento antes das reservas dos clientes.
Mais informações
Canais sociais:
TikTok: https://www.tiktok.com/@rangerover
Facebook: https://www.facebook.com/rangerover
Instagram: https://www.instagram.com/rangerover/
YouTube: https://www.youtube.com/LandRover