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Viajar com carro elétrico ou não viajar com carro elétrico? Eis a questão! A GAC responde...


Viagem de carro pelo Brasil: um carro elétrico SUV é viável para você começar?


Poucos países oferecem uma experiência de viagem de carro tão rica e diversa quanto o Brasil, com suas praias, montanhas e cidades históricas. Enquanto a mobilidade sustentável ganha espaço, surge uma dúvida entre os amantes da estrada: Um carro SUV elétrico tem autonomia, conforto e potência suficientes para enfrentar as longas distâncias e os desafios do terreno brasileiro em uma viagem de carro?

O primeiro desafio da viagem de carro elétrica: a infraestrutura de recarga

Diferente dos modelos a combustão, que podem ser abastecidos em praticamente qualquer esquina do país, os carros elétricos ainda dependem de uma rede de eletropostos que está em pleno crescimento, mas que ainda apresenta lacunas importantes, principalmente fora dos grandes centros.

Visão geral da distribuição das estações de recarga no Brasil em 2025

O Brasil vive um momento de expansão da rede de estações de carregamento, embora ainda enfrente grandes desafios estruturais:

Aqui vão algumas dicas para planejar melhor sua viagem de carro elétrica:

Use aplicativos especializados, como PlugShare ou ABVE, para mapear os pontos de recarga ao longo da rota.

Calcule a autonomia realista, levando em conta relevo, peso do carro, velocidade média e uso de ar-condicionado.

Adote rotas com infraestrutura confirmada, mesmo que sejam um pouco mais longas, para evitar imprevistos.

Mesmo assim, a expansão não é uniforme:

Mais de 70% das estações concentram-se nas regiões Sul e Sudeste, especialmente São Paulo (532 estações, 20% do total), Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná

Planeje sua viagem com seu SUV elétrico

Ainda assim, para quem pretende sair do eixo Sul-Sudeste ou explorar regiões mais remotas, como o interior de Goiás ou o sertão nordestino, o planejamento se torna essencial. É preciso pesquisar com antecedência onde estão os pontos de recarga, quais são compatíveis com seu modelo de SUV elétrico, e até mesmo considerar hotéis ou restaurantes que oferecem carregadores durante as paradas.

Com um bom planejamento, a infraestrutura atual já permite diversas possibilidades de viagem de carro com um SUV elétrico — e o melhor: com zero emissões e muito mais silêncio na estrada.

O segundo desafio da viagem de carro elétrica: terreno e condições das estradas brasileiras

Uma viagem de carro pelo Brasil é também uma viagem pela diversidade dos terrenos. Imagine dirigir pelas ruas de pedra de Ouro Preto ou Paraty, com subidas íngremes e curvas apertadas em meio ao casario colonial. Ou então se aventurar pelas estradas de chão vermelho do Pantanal, onde a terra vira lama na estação das chuvas. Para os mais ousados, trilhas que cruzam a Chapada Diamantina, com trechos que misturam morros, pedras soltas e estradas estreitas, são um verdadeiro teste para qualquer SUV.

Mas será que um SUV elétrico está preparado para encarar esse tipo de viagem de carro? A resposta pode te surpreender: sim — e com vantagens.

Os SUVs elétricos modernos trazem uma série de características que os tornam muito bem adaptados às condições adversas do Brasil. Veja por quê:

Torque instantâneo para encarar ladeiras

Graças ao motor elétrico, o torque é entregue de forma imediata — sem necessidade de "subir giro" como nos carros a combustão. Isso faz toda a diferença ao sair de uma ladeira em estrada de terra ou vencer rampas íngremes e escorregadias nas serras do interior

Centro de gravidade mais baixo = mais estabilidade

Por terem as baterias instaladas na base do chassi, os SUVs elétricos contam com um centro de gravidade mais baixo. O resultado? Mais estabilidade em curvas e menos balanço lateral em terrenos irregulares — uma vantagem enorme em serras como a da Mantiqueira ou em estradas com asfalto irregular e acostamentos baixos.

Frenagem regenerativa: mais segurança nas descidas

A tecnologia de regeneração de energia ajuda a controlar a velocidade em descidas, como nas estradas sinuosas da Serra do Rio do Rastro ou da Estrada Real. Ao aliviar o acelerador, o sistema transforma a energia da frenagem em carga para a bateria, reduzindo o desgaste dos freios e aumentando a segurança.

O terceiro desafio da viagem de carro elétrico

: custo e viabilidade econômico



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Ao planejar uma viagem de carro longa, o custo de abastecimento sempre pesa no bolso — especialmente quando o trajeto ultrapassa os mil quilômetros. Por isso, uma das principais dúvidas de quem considera trocar o carro a combustão por um SUV elétrico é: vale mesmo a pena financeiramente?

A resposta depende de vários fatores, mas, de modo geral, os custos de rodar com um SUV elétrico tendem a ser bem menores do que os de um modelo a gasolina, especialmente se você puder carregar o veículo em casa.

Custo de recarga vs. combustíveis

Tipo de SUV

Consumo médio

Preço médio da energia/combustível

Custo total (1.000 km)

Custo por km


SUV Elétrico (residencial)

0,20 kWh/km

R$ 0.6 por kWh

R$ 200

R$ 0,2


SUV Elétrico (público)

0,20 kWh/km

R$ 1.2 por kWh

R$ 240

R$ 0,24


SUV a Gasolina

10 km/l

R$ 6,22 por litro

R$ 622,00

R$ 0,62


Em outras palavras: ao carregar em casa, um carro elétrico custa cerca de 68% do preço dos custos de energia de um SUV movido a gasolina. E mesmo ao usar uma estação de carregamento pública, você paga apenas cerca de 61% menos do que no posto de gasolina para percorrer os 1000 km da viagem.

Incentivos e economia ao longo do tempo

Além do menor custo de uso, os SUVs elétricos recebem benefícios fiscais que aliviam o bolso:

IPVA reduzido ou isento em diversos estados — como São Paulo (isenção total), Minas Gerais e outros

Financiamento a juros menores via linhas específicas do BNDES (Finame) para EVs e infraestrutura instalada em residência

Vale a pena viajar de carro elétrico pelo Brasil?

Como vimos ao longo deste artigo, a ideia de fazer uma viagem de carro pelo Brasil em um SUV elétrico não parece mais tão improvável — pelo contrário, está se tornando cada vez mais viável.

Sim, ainda existem desafios, principalmente em relação à infraestrutura de recarga em áreas mais remotas e à necessidade de um planejamento mais detalhado. Mas as estações de recarga estão se espalhando rapidamente, as tecnologias estão avançando e o governo anunciou incentivos fiscais. Os brasileiros estão mais propensos a dirigir SUVs elétricos para iniciar viagens rodoviárias, explorando o país de uma forma mais limpa e econômica.

E se você está procurando o modelo ideal para começar essa nova fase de mobilidade, o GAC AION V é uma opção que se destaca.

Este SUV elétrico combina autonomia estendida, conforto premium e tecnologia de segurança avançada, tudo pensado para quem valoriza liberdade na estrada e tranquilidade ao volante.

Autonomia de até 650 km com uma única carga, ideal para percorrer grandes distâncias sem interrupções constantes;

Bancos dianteiros com função de massagem em 8 pontos, oferecendo conforto inigualável mesmo nas viagens mais longas;

Modo cama com um toque nos bancos dianteiros, transforme uma pausa na estrada em um momento real de descanso;

7 airbags distribuídos pela cabine e sistemas de segurança proativa, proporcionando máxima proteção para todos os ocupantes;

Tecnologias de assistência à condução, estabilidade e regeneração de energia que se adaptam bem às condições diversas das estradas brasileiras.

Quer sentir tudo isso na prática?

Agende um test drive com o GAC AION V e descubra como é fazer uma viagem de carro com mais autonomia, mais conforto e zero emissões.

Porque o futuro da mobilidade não é apenas urbano — ele está pronto para pegar a estrada com você.

Dicas GAC para você carregar o seu elétrico em casa

A rede de estações públicas está crescendo no Brasil, mas ainda é limitada em muitas regiões. Por isso, ver o carro elétrico carregando em casa se tornou a escolha mais prática para muitos motoristas.

Ter o carro elétrico carregando na garagem traz vantagens claras: além de ser um processo simples de plug-and-play, onde basta conectar o cabo para iniciar a recarga, é também mais conveniente, econômico, e você tem controle total sobre o processo. Basta deixar o carro elétrico carregando durante a noite e começar o dia com a bateria cheia — sem filas, sem desvios.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para ter seu carro elétrico carregando corretamente em casa: os tipos de carregadores, a instalação ideal e dicas para garantir segurança e eficiência no dia a dia.

Principais pontos sobre como carregar seu carro elétrico em casa:

  • Carregar seu carro elétrico em casa é um processo simples de plug-and-play, mas é importante entender a estrutura elétrica que garante segurança e eficiência.
  • No Brasil, a voltagem residencial varia entre 127V e 220V, o que impacta diretamente no tempo de carregamento do veículo.
  • Existem dois tipos principais de carregadores domésticos: nível 1 (tomada comum) e nível 2 (wallbox 220V), cada um com vantagens e limitações.
  • Todos os veículos 100% elétricos da GAC Brasil são compatíveis com carregamento nos níveis 1 e 2, combinando autonomia, segurança e tecnologia avançada de baterias.
  • É essencial contratar um eletricista qualificado para instalar um circuito exclusivo, disjuntores e DPS, garantindo proteção contra oscilações da rede elétrica.
  • Estados brasileiros oferecem incentivos como isenção ou redução do IPVA para veículos elétricos, facilitando a adoção da mobilidade elétrica.


Entenda a rede elétrica no Brasil

Antes de deixar seu carro elétrico carregando em casa, é essencial entender como funciona a tensão elétrica no Brasil. O país possui um sistema de dupla voltagem, o que significa que algumas regiões operam com 127V e outras com 220V. Por exemplo, cidades como São Paulo, Manaus e Belém costumam utilizar 127V nas residências. Já em locais como Recife, Brasília e Porto Alegre, o padrão residencial é 220V.


Como a tensão influencia a velocidade de carregamento?

Essa diferença de tensão impacta diretamente a velocidade com que o carro elétrico carrega. Em geral, quanto maior a voltagem, mais rápido o carregamento. Um carregador residencial ligado a uma rede de 220V pode carregar o veículo em metade do tempo, se comparado a um de 127V, desde que o equipamento e a instalação estejam adequados.

Ou seja, para ter seu carro elétrico carregando de forma eficiente, vale verificar a voltagem da sua casa e considerar ajustes, se necessário, para garantir mais agilidade e segurança no processo.

Quais são as diferenças entre carregadores de Nível 1 e Nível 2 para veículos elétricos?

Para ter seu carro elétrico carregando com segurança e eficiência em casa, é importante entender os dois principais tipos de carregadores residenciais: Nível 1 e Nível 2. Cada um tem suas vantagens e limitações. E a escolha certa depende do seu carro, da sua rotina e da estrutura elétrica da sua residência.

O que é um carregador de Nível 1 para veículos elétricos?

Esse é o carregador que geralmente acompanha o veículo e pode ser usado em uma tomada padrão de 127V ou 220V. É a forma mais simples de manter seu carro elétrico carregando em casa, sem necessidade de instalação especial.

O que é um carregador de nível 2 para veículos elétricos?

O carregador de Nível 2 é o mais indicado para quem quer ter o carro elétrico carregando com mais rapidez. Ele precisa ser instalado por um eletricista e exige um ponto de energia com maior potência (geralmente 220V com disjuntor dedicado).

Critério

Carregador Nível 1

Carregador Nível 2 (Wallbox)

Formato (Shape)

Cabo simples com adaptador portátil, plugado direto na tomada

Equipamento fixo na parede, com design robusto e ventilado

Instalação

Nenhuma instalação técnica; usa tomada comum

Requer instalação elétrica dedicada por profissional

Eficiência de carregamento (bateria de 63,2 kWh)

Cerca de 8.5 horas para carga completa

Cerca de 5.7 horas para carga completa

Conveniência

Alta portabilidade, mas lento para o uso diário

Muito mais prático e eficiente para rotinas intensas

Se a sua região usa apenas o sistema de 127V, é possível instalar um carregador nível 2?

Quatro elétricos e um híbrido, É o show da GAC no Brasil


Gigante em tecnologia e automobilismo, a chinesa GAC(Guangzhou Automobile Group) chegou ao mercado brasileiro em maio com quatro modelos 100% eletricos e um híbrido. O grande diferencial é que os carros da montadora prometem mais que os 400 km por carga de autonomia nos carros elétricos e 14,8 km por litro, na cidade no modelo híbrido. Já dá até para pensar em uma viagem média! Conheça tudo na página da GAC.


A primeira coisa que você vai reparar? A porta. Não é qualquer porta - a porta de asa de gaivota sobe majestosamente para uma impressionante altura de 213 cm. Cada vez que você entra ou sai, é uma manifestação de confiança, maturidade e pura incrível. O HYPTEC HT é combinado com linhas suaves do corpo e uma aparência sofisticada para transformar a faixa em uma pista.

Mas a sua beleza não é apenas superficial. O veículo elétrico de luxo utiliza a revolucionária arquitetura X-Soul EE da GAC para desbloquear a inteligência de todo o veículo com um poder de computação 50 vezes maior do que o seu antecessor. Este tronco inteligente sustenta um sistema de bateria construído especificamente para segurança e durabilidade - mesmo em altas temperaturas. Com uma autonomia padrão de 600 quilômetros, o HYPTEC HT pode viajar longe e rápido com elegância.

No interior, é um refúgio de luxo moderno. A cabine é uma zona de conforto multidimensional que oferece materiais cuidadosamente elaborados, iluminação ambiental e um nível de relaxamento comparável a uma viagem de primeira classe. O banco do passageiro dianteiro oferece ajuste elétrico de 6 vias, ventilação, aquecimento, massagem e até mesmo apoio elétrico de 4 vias. Quer você seja um motorista ou um hóspede, cada viagem é de primeira classe.

O HYPTEC HT é conhecedor de tecnologia e focado na segurança, com seis airbags em todas as versões, sistema de assistência ao cruzeiro inteligente de nível L2 e um conjunto completo de recursos de segurança ativa. Oito radares oferecem-lhe um campo de visão completo de 360°, e ele leu a estrada melhor do que a maioria dos motoristas.

AION ES: um carro inteligente e aerodinâmico que faz sentido

O AION ES é um concorrente convincente para os motoristas que desejam fazer a transição para a mobilidade elétrica sem comprometer a praticidade ou o conforto. Fazendo parte dos cinco modelos da GAC Motor estreando no Brasil, o AION ES se concentra no que mais importa – design limpo, desempenho confiante e usabilidade diária atenciosa.

Externamente, o AION ES adota um estilo cupê limpo e aerodinâmico. Sua face frontal fechada, faróis inspirados em Starship e barra traseira sem costura conferem-lhe um caráter único e moderno. Este é um carro que se sente aguçado e calmo, com personalidade suficiente para se destacar na estrada.

Em termos de desempenho, o AION ES beneficia da sua construção na plataforma elétrica pura GAC GEP 2.0, que pode fornecer uma resposta de potência rápida e confiável de 100 kW. A sensação de condução é suave e natural, quer você acelere para fora de uma curva ou se funde em uma rodovia. O manuseio é significativamente mais preciso em comparação com os sedãs tradicionalmente movidos a combustível da sua classe -- especialmente em baixas velocidades ou na condução urbana tensa.

Um dos maiores pontos de venda do carro é o espaço interior. Com um porta-malas de 453 litros, o AION ES lidera a sua classe em termos de praticidade, tornando-o ideal para viagens diárias e longas viagens. Na cabine, áreas de armazenamento flexíveis, ar-condicionado automático de duas zonas e aberturas de ar para os bancos traseiros garantem conforto para todos os passageiros, independentemente da estação.

O AION ES não segue as tendências, mas concentra -- se no que o motorista realmente precisa: desempenho eficiente, armazenamento inteligente e uma condução robusta e sofisticada. Se você está procurando por um sedã elétrico que se encaixe perfeitamente na vida real, este carro merece um lugar na sua lista de test drive.

GS4 Hybrid: uma escolha confiante para motoristas que querem o melhor de ambos os mundos

A estreia da GAC no Brasil é o GS4 Hybrid, um SUV híbrido bem equilibrado, pensado para quem valoriza uma condução eficiente sem abandonar a sensação de um carro robusto a combustível.

A primeira coisa que você notará é o design: uma ampla grade em forma de "V" inspirada na forma do mecha, que simboliza poder e força. É diferente sem ser agressivo-atraente e sofisticado. A longa distância entre eixos não só contribui para a postura forte do SUV; Ele traz uma cabine mais espaçosa e confortável diretamente para os passageiros dianteiros e traseiros. A segurança também é significativamente melhorada graças à estrutura da carroceria feita de 60% de aço de alta resistência, proporcionando tranquilidade a cada ocupante durante a viagem.

Sob o capô, o GS4 Hybrid impressiona com sua configuração focada na eficiência. Construído com base na plataforma híbrida GPMA, ele combina um motor 2.0 AKT com uma caixa de velocidades 2DHT para otimizar a potência e a economia de combustível. De acordo com o teste INMETRO, o motorista pode viajar a cerca de 14,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na autoestrada, um valor sólido para um SUV híbrido deste tamanho. A qualidade do passeio é igualmente atenciosa, com a suspensão dianteira MacPherson e a traseira multilinha trabalhando juntas para alcançar um equilíbrio suave entre conforto e resposta – especialmente valioso para as diversas condições de estrada brasileiras.

O interior do GS4 Hybrid dá uma sensação silenciosa de alta tecnologia. Você encontrará funções de direção multa assistida projetadas para reduzir a fadiga do motorista e simplificar manobras estressantes, como assistência de estacionamento e ajuste da tensão da direção. Juntamente com a conveniência de uma placa de carregamento sem fio com sensores inteligentes, o resultado é uma cabine que se sente bem equipada para atender às necessidades de condução modernas.

Comparação rápida: Qual modelo da GAC é adequado para você?

Para facilitar a decisão, aqui está uma tabela resumida dos recursos destacados da linha de estreia da GAC Motor no Brasil, além do preço inicial e dos principais destaques de desempenho:

Modelo

Principais destaques

Preço inicial


AION Y

Elegante e compacto veículo elétrico puro com uma autonomia de 490 km, uma potência do motor de 150 kW, 0-50 km/h em apenas 4,1 segundos e um interior flexível

R$ 174.990,00


AION V

SUV elegante com design inspirado no Cyberdragon, autonomia de até 650 quilômetros, modo de cama com um toque e chip Qualcomm com função de direção inteligente L2

R$ 214.990,00


HYPTEC HT

Luxo elétrico de última geração, equipado com portas de asa de gaivota, autonomia de 600 km, arquitetura de IA em todo o veículo, conforto avançado do assento de passageiro, sistema de segurança radar de 360°

R$ 299.990,00


AION ES

Sedã estilo cupé, com 100 kW de potência, construído na plataforma GEP 2.0, com 453L de espaço de porta-malas de primeira classe e ar-condicionado dupla zona para maior conforto

R$ 169.990,00


GS4 Hybrid

SUV híbrido com design mecânico, corpo de segurança reforçado, eficiência de combustível de 14,1 km/l (cidade) e 11,8 km/l (rodovia) (INMETRO) e tecnologia de direção inteligente

R$ 189.990,00


Conclusões

Desde o versátil AION Y e o longo alcance AION V até o luxo premium do HYPTEC HT, o estilo prático do AION ES e o híbrido GS4 com economia de combustível, cada veículo reflete a nossa dedicação ao povo brasileiro pesquisando o mercado de sedãs.

Com preços competitivos e uma linha de produtos que abrange viagens urbanas, necessidades familiares e experiências de condução de luxo, a GAC Motor pretende claramente ser um jogador importante no mercado.

Para aqueles que estão prontos para reconsiderar suas expectativas em relação ao seu carro, entre em contato conosco hoje para um test drive!

Aion Y 

Elegante e compacto veículo elétrico puro com uma autonomia de 490 km, uma potência do motor de 150 kW, 0-50 km/h em apenas 4,1 segundos e um interior flexív 

R$ 174.990,00

AION V

SUV elegante com design inspirado no Cyberdragon, autonomia de até 650 quilômetros, modo de cama com um toque e chip Qualcomm com função de direção inteligente L2

R$ 214.990,00

AION ES

Sedã estilo cupé, com 100 kW de potência, construído na plataforma GEP 2.0, com 453L de espaço de porta-malas de primeira classe e ar-condicionado dupla zona para maior conforto

R$ 169.990,00

GS4 Hybrid 

SUV híbrido com design mecânico, corpo de segurança reforçado, eficiência de combustível de 14,1 km/l (cidade) e 11,8 km/l (rodovia) (INMETRO) e tecnologia de direção inteligente

R$ 189.990,00


HYPTEC HT

Luxo elétrico de última geração, equipado com portas de asa de gaivota, autonomia de 600 km, arquitetura de IA em todo o veículo, conforto avançado do assento de passageiro, sistema de segurança radar de 360°

R$ 299.990,00